domingo, 15 de janeiro de 2017

Reflexão pessoal Joana Cardoso


No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação foi-nos pedido que no final do semestre se fizesse uma reflexão pessoal sobre as expectativas que teríamos em relação à UC, os contributos que esta nos deu, tanto a nível pessoal como académico e profissional, sobre as aprendizagens significativas, os aspectos globalmente menos conseguidos e também referir algumas sugestões de aprofundamento temático.
Quando penso nas expectativas que tinha em relação à Unidade Curricular, lembro-me que não eram muito grandes, pois pensava que se iria basear muito numa outra disciplina que tivemos no 2.º ano da licenciatura. Recordo-me também que estas expectativas eram gerais, pois em conversa com colegas, no início do semestre, praticamente todas partilhavam da mesma opinião. Com grande surpresa e grande alívio, com o evoluir das aulas percebemos que nada tinha a ver com essa ideia inicial.
Um dos grandes contributos que esta disciplina me trouxe foi o facto de conseguir perceber que uma UC que tenha dois professores e que esta se divida um pouco pela parte teórica e a parte prática, não significa que venha a ser uma disciplina ainda mais trabalhosa e mais desinteressante. Pelo contrário, penso que esta divisão foi muito bem pensada e muito bem conseguida, visto que com as aulas teóricas tive a perceção e a consciência de muitos assuntos bastantes pertinentes, que depois nas aulas práticas me facilitava o trabalho quando voltava a abordar os temas desenvolvidos.
Outro dos grandes contributos desta UC foi, também, o trabalhar com o desconhecido e com o menos conhecido. Muitas das ferramentas que foram utilizadas em aula não tinha conhecimento de todo, e outras conhecia o nome e pouco mais. Ao explorar as ferramentas que temos acesso nos dias de hoje com tanta facilidade, serviu para que, a partir de agora, sempre que penso em certo tipo de trabalhos lembro-me logo de que “lptic ensinou-me que posso usar isto…”. Com tudo o que aprendi nesta disciplina penso que, mais tarde, no mundo da educação, vai ser uma mais-valia para mim e para as crianças que vão estar ao meu redor.
Quando reflicto sobre todas as actividades feitas em aula, o que me vem logo à cabeça é a actividade sobre a segurança na internet, sobre o jogo educativo e a construção de uma história e a apresentação da mesma num vídeo em photostory. Penso que estas são as actividades que cativaram mais a minha atenção, pela consciência que estas me fizeram adquirir. Aprendi sobretudo que não estamos seguros na internet nos dias de hoje e, é importante alertar as “nossas” crianças para isso, mas também aprendi que é através da internet que se consegue fazer muita coisa engraçada e pedagógica para cativar os mais pequenos.
Uma das questões que penso que falta para esta disciplina ficar ainda mais enriquecedora é a questão de certos programas que estão estabelecidos na UC estarem, de alguma forma, desactualizados. Penso que é necessário começar a procurar ferramentas ainda mais cativantes e “modernas” para não cairmos na tentação de estagnar no que já sabemos e já dominamos. Uma sugestão que gostaria de deixar aos docentes era de reorganizarem a ordem das tarefas ao longo do semestre, pois penso que a actividade do photostory, por exemplo, seria bem mais enriquecedora e proveitosa se a sua realização e entrega fosse antes do final do semestre, visto que é nesta altura que nós, estudantes, temos menos tempo e assim, não tiramos o proveito que gostaríamos desta actividade.

De um modo geral e em jeito de conclusão acho que esta Unidade Curricular foi bastante enriquecedora tanto a nível pessoal como a nível académico, pois dificilmente irei esquecer o que aprendi e os programas explorados. Tudo isto gerou todo um balanço bastante positivo pois contámos sempre também com a compreensão e a ajuda os docentes Maria Rosário Rodrigues e Tiago Falcoeiras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário