domingo, 15 de janeiro de 2017

Reflexão Final- Inês Silva


            No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, foi-nos solicitado que, no fim do semestre fizéssemos uma reflexão pessoal sobre o trabalho desenvolvido nesta Unidade Curricular. Ao longo da minha reflexão irei abordar diversos aspetos, tais como as expetativas e os contributos desta disciplina, as aprendizagens significativas, aspetos globalmente menos conseguidos e algumas sugestões.
            No início do semestre não estava muito expectante em relação a esta UC, principalmente por pensar que a mesma iria ser um espelho de outra que tivemos no 2.º ano da Licenciatura, que considero não ter sido muito produtiva em termos de aprendizagens. Julgava que íamos apenas consolidar conhecimentos e não tanto adquirir as ferramentas que, agora, dada por terminada a UC, adquiri. O facto de esta ser dada por dois professores em diferentes momentos ao longo da semana também foi algo que me deixou curiosa, pois pensei que desta forma era provável que fossemos ter o dobro dos trabalhos para fazer. Contudo, com o decorrer das aulas percebi que tal e não era verdade e que a parte pratica e a parte teórica estavam diretamente relacionadas e que na teórica era feita uma introdução sobre o que ia ser realizado na prática.
            Várias foram as ferramentas utilizadas e exploradas nesta disciplina, a maior parte delas desconhecia por completo e nem sabia que era possível trabalhar tantos conhecimentos e explorar tantas ferramentas a nível da educação como fizemos. Era impensável, para mim, que podíamos criar uma banda desenhada através de um programa on-line por exemplo. As TIC são realmente algo bastante contributivas para o nosso futuro profissional, pois são variadíssimas as atividades que podemos desenvolver com as crianças de forma animada, educativa e didática, nas diferentes faixas etárias sobre as quais nos incidimos. Infelizmente, ao contrário de algumas das minhas colegas, no meu estágio de observação não e foi possível pôr em prática nenhuma das aprendizagens adquiridas nesta disciplina, pois fiquei em pré-escolar e não haviam materiais disponíveis para trabalhar as TIC com o grupo. O trabalho em pequeno grupo é bastante produtivo, pois mais facilmente dividimos tarefas e conseguirmos cumprir os prazos estabelecidos pelos professores.
            De todas as atividades dinamizadas as que se revelaram, na minha opinião mais significativas foram a reflexão e a aula sobre segurança na internet, a realização de um vídeo no Photo Story e a tarefa da televisão. Há diversos riscos que todos nós corremos sem que tenhamos a mínima noção de que estamos em perigo e há tantas outras coisas que fazemos a nível da internet que se revelam atitudes de bastante risco, também. Fiquei alertada para o mundo virtual e mudei alguns dos meus comportamentos a esse nível.  A apresentação de uma tarefa a nível da Língua Portuguesa foi bastante pertinente, pois fez com que tivéssemos que pesquisar as séries ou filmes que chamam a atenção das crianças e as faixas etárias a que se destinam para posteriormente desenvolvermos uma tarefa para dinamizar, no meu caso, com os mais pequenos. Algo que no nosso futuro profissional será bastante útil. O vídeo final que tivemos que realizar foi a atividade mais trabalhosa desta UC mas a que nos fez ter que utilizar mais a imaginação e trabalhar diretamente com crianças para que a mesma fosse executada com sucesso.
            Tal como falado em aula, a sugestão apresentada para esta disciplina é que o vídeo do Photo Story não seja o ultimo elemento a ser realizado, pois desta forma a data para a sua entrega recaí numa semana de mais trabalho a nível de todo o semestre o que se revela prejudicial para o nosso empenho seja nesta atividade seja nas restantes que estamos a dinamizar a nível de outras UC´s .
            Contudo, no geral, considero que esta unidade curricular foi bastante contributiva para o meu futuro profissional e académica, pois levo comigo um conjunto de ferramentas de trabalho que de outra forma não conseguiria adquirir. O modo como a mesma se encontra organizada revela-se também, no geral, facilitador para a conclusão da mesma com o sucesso esperado por parte dos docentes e das discentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário