sexta-feira, 21 de outubro de 2016


"A integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma opção ou uma necessidade?"


Tendo em conta o papel da escola na sociedade atual podemo-nos interrogar sobre o papel das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Com isto podemos enquadrar o tema, primeiramente, com a definição de TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação, ou seja, quando falamos em TIC incluímos desde as plataformas on-line a uma simples televisão na sala de aula. Tendo isto em conta, partimos para uma nova questão sobre a forma como as TIC são integradas num contexto ensino-aprendizagem, e aí Patrícia Fidalgo diz-nos que “É certo que as TIC promoveram uma dinamização sem precedentes das aulas. O uso de plataformas online (e.g. Moodle), os quadros interativos, os projetores de vídeo, a televisão, a Internet entre tantos outros recursos”. Com esta breve citação conseguimos responder à questão anterior, pois através dela, concluímos que estas tecnologias são benéficas para o processo de ensino-aprendizagem, contudo têm que ser fornecidos os meios mínimos necessários para o acesso às mesmas seja igualmente justo, desde a disponibilização à aquisição de conhecimentos/competências para uma utilização eficiente, este é um processo de aprendizagem continuo, tanto dentro como fora do contexto escola.
O objetivo principal das TIC centra-se no facto de estas serem um meio de acesso à informação e uma forma de divulgação da mesma, não devendo, no entanto, substituir a “capacidade de interpretar, e refletir sobre, a informação”, tal como nos diz João Paz. Para que a utilização das novas tecnologias seja uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem tem de ser partilhada entre professores, alunos e pais, servindo não como uma substituição, mas sim como um complemento. Não devem substituir, uma vez que temos que ter em conta sempre o meio em que estas são utilizadas e o público-alvo, uma vez que, há pais que não sabem manusear um computador ou um simples telemóvel, pois nunca estiveram em contacto direto com estes aparelhos e há turmas, também, referindo-nos mais ao ensino superior, com diferentes características, tais como a presença de estudantes mais velhos. Nesse aspeto vários aspetos têm que ser tidos em conta de forma a que a utilização seja feita de forma positiva e construtiva e não para marcar a diferença entre as pessoas, daí a importância dos meios mínimos para que todos consigam estar integrados nestas formas de partilha e de ensino.
Tendo em conta os textos que nos foram fornecidos conseguimos construir uma opinião mais rica e informada, pois pensamos que a resposta à questão inicial não passa por uma simples resposta, uma vez que as TIC tanto são uma necessidade como uma opção. Uma opção quando falamos de diferentes formas de obter o mesmo conhecimento, ou seja, um aluno necessita de realizar um trabalho sobre determinado tema, este tem à sua disposição vários meios de recolher informação através da pesquisa em livros, mas também tem a opção de o fazer através da internet. Outro exemplo pode aparecer no que diz respeito aos docentes, em que se torna uma opção de transmitir uma matéria através do manual escolar ou então recorrer às novas tecnologias para abordar o assunto, usando, por exemplo, um jogo de computador, ou até mesmo, expor a matéria através de um PowerPoint. Mas torna-se uma necessidade quando falamos em proximidade entre professores, alunos e pais, pois através das TIC, os professores, por exemplo através de uma plataforma fazer uma “partilha” de informação para que em conjunto consigam estar todos envolvidos na boa educação do aluno. Entre pais e alunos as tecnologias de informação e comunicação servem como uma forma de aproximação, pois nas famílias em que os pais não sabem mexer nestes meios com tanta facilidade podem contar com a colaboração dos seus filhos para estarem mais informados e começarem a sentir-se mais confiantes para trabalharem num computador, por exemplo, daí estas serem algo que não fica reduzido à comunidade escolar.
Assim, encarando a questão de uma forma mais aprofundada podemos dizer que a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem torna-se uma opção e em simultâneo uma necessidade para a sociedade atual, pois as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis tornando inevitável que não sejam utilizadas, quer no nosso dia a dia quer no processo de aquisição de conhecimentos. Tal como João Paz refere “Se é verdade que os perigos da sua utilização menos cuidada são grandes, também o são as suas virtudes” e como futuras profissionais na área de educação temos que saber trazer essas mesmas virtudes para a sala de aula de forma a que a utilização das novas tecnologias, sejam usadas de um modo positivo e construtivo para os nossos alunos e não como um uso excessivo e abusivo, pois dessa forma não terá qualquer contributo para a educação nem para o nosso papel como professoras.



Referências

Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação.
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário