terça-feira, 20 de dezembro de 2016




Atividade sobre: O Rato Renato







      Tendo em conta que o nosso estágio foi em pré-escolar e, nesta fase, as crianças ainda não sabem ler nem escrever e o pouco que fazem é na base da imitação decidimos, para daí realizarmos as atividades, escolher a série d´O Rato Renato.
       O rato Renato é uma série animada que se baseia numa coleção de livros publicada pela Giunti Editore e que têm como autora Andrea Dami. Os episódios desta série têm como base retratar as aventuras de um rato, Renato, aventuras essas em que as crianças se vão identificar e reconhecer, pois mostram “obstáculos” pelos quais todas elas passam diariamente. Estas dificuldades pelas quais o Renato passa, são resolvidas em jeito de lição no fim de cada série, contando sempre com a ajuda de um adulto. Tem como público-alvo crianças entre os 3 e os 7 anos, tal como o grupo que tínhamos em estágio. Os episódios desta série têm cerca de 7 minutos, o que é bastante bom, pois assim as crianças não perdem a atenção ao longo da mesma.
       É emitida no canal panda e na RTP2, na RTP 2 pode ser visto todos os fins de semana de manhã, no canal Panda pode ser visto todos os dias da semana, de segunda a sexta, da 1h30 às 2h da manhã. Este não é o horário ideal para ser vista esta série, mas no youtube, através do nome de cada episódio é possível, também, ser vista. Por estes motivos parece-nos algo com bastante acessibilidade de ser visualizada pelos mais pequenos.
       A série Rato Renato apresenta sempre uma linguagem muito simples e clara, o que se faz notar, que existe uma preocupação evidente relativamente à língua portuguesa. Não são usadas palavras muito complexas nem de difícil compreensão, tendo em conta a faixa etária a que esta se destina, no entanto nota-se que as personagens se expressam sempre com frases bem construídas e sem recorrer ao “calão”.



·        Atividade 1 - Identificar as letras:
                      Assinalar nas várias palavras as letras que se repetem como por exemplo:
RATO
RENATO

                      Assim, a educadora, visualizava com a sala um dos episódios dos Rato Renato, e levava já feita uma lista de palavra relacionada com esse episódio. Depois desse visionamento, expunha as palavras de forma a que as crianças as conseguissem relacionar e assim começar a explorar o tema do abecedário.


·        Atividade 2 – Identificar os objetos:


Identificar vários objetos ao longo do mesmo episódio visualizado a cima, de seguida, com a imagem dos mesmos, individualmente, com ajuda de moldes de letras, as crianças iriam “copiar” os respetivos nomes dos objetos.
           Como por exemplo: 




                 BANCO                QUADRO                 SOFÁ
           __ __ __ __ __        __ __ __ __ __ __        __ __ __ __



Link para visualizar o episódio escolhido, que serve de exemplo para as atividades acima descritas
https://www.youtube.com/watch?v=9o1XGf-4qGo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

  TimeLine

 
   Na continuação da aula de LPTIC, foi-nos pedido, agora, que explorássemos a Time Line, de modo a que arranjassemos algum local on-line em que esta pudesse ser feita de forma gratuita e que utilidades tinha para o uso numa sala de aula. Esta ferramente é bastante interessante, por exemplo, para construção de um friso cronológico ao longo do ano letivo, quando falamos na disciplina de História de Portugal. Junto dos mais pequenos pode ser utilizada para expor as datas dos seus aniversários, por exemplo. 
   Esta é uma ferramenta bastante interessante de ser explorada e com grandes contributos para o uso em sala de aula.

Para consultar a TimeLine criada por nós, basta clicar no link a baixo indicado:



http://www.capzles.com/989E0D23-9950-4818-9F2A-AE0523CFAD9B

Concurso "Conta-nos uma história!"




No que consiste este Concurso?

Este concurso tem como destinatários as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Tem como principais objetivos a promoção da apropriação da tecnologia digital no desenvolvimento da literacia, em conjunto com a leitura, que por trás está associada à criatividade. Assim, os alunos adquirem competências ao nível da expressão escrita, sempre associado ao envolvimento geral do grupo com a ajuda dos recursos educativos disponibilizados, também, na biblioteca escolar. Com o desenvolvimento deste projeto existe uma participação da comunidade, tanto educativa, como com a comunidade envolvente, através da partilha. 


Condições de candidatura

  •  Candidatos

a) Os projetos devem ser realizados por grupos de crianças/alunos, com supervisão de um docente;

b) Considera-se como candidata uma turma ou grupo, do mesmo estabelecimento, com um número máximo de 30 alunos;

c) Cada escola pode concorrer com o número de turmas/equipas que conseguir mobilizar;

d) Cada turma/equipa pode participar com um trabalho em cada uma das categorias (áudio e vídeo);

e) Não se aceitam candidaturas de alunos e docentes a título individual.


  •  Inscrição
a) A inscrição do projeto efectua-se mediante o preenchimento de um formulário disponível em http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia; 

b) Apenas serão aceites as candidaturas formalizadas através deste formulário;

c) Cabe ao docente responsável por cada turma/equipa participante, preencher o formulário de inscrição online, assim como enviar o trabalho final;

d) O docente deverá garantir a autorização, por parte dos Encarregados de Educação, da participação dos alunos envolvidos neste concurso.